Como a comemoração do dia dos pais foi criada e qual é o significado e a importância do Pai no […]
Leia maisA Tradição natalina com poinsettia
O seu nome científico é Euphorbia pulcherrima, que significa “a mais bela (pulcherrima) das eufórbias”.
Planta tradicional no período das festas a Poinsettia esta sempre presente na decoração de casas e espaços públicos. Disponível nas cores vermelho, branco, rosa e outras variedades. Costuma florescer na época do Natal.
Sua cor e suas folhas pontiagudas são características do elemento fogo . Segundo a tradição chinesa, o vermelho é um símbolo de boa sorte, mas também está associado ao amor, à paixão, estimula a ação, o apetite, aquece e reforça a energia vital. Essas qualidades são propícias a essas datas em que as comemorações com a família e amigos são uma tendência geral.
É recomendado para uso nas áreas comuns, como salões e salas de jantar , bem como em recepções ou salas de reuniões, se estamos falando de negócios.
Para manter a sua poinsettia sempre bonita procure manter a uma temperatura entre 18ºC e 24ºC. As temperaturas mais quentes são mais favoráveis.
Se colocá-las em grupos, numa cesta vai conseguir facilmente um maravilhoso arranjo. Para manter sempre saudável e bonita procure um ponto bem iluminado em sua casa, com luz solar indireta, que não seja muito perto de uma janela (pelo menos um metro de distância).
Nomes populares são: Flor ou folha de Sangue e Flor de Páscoa. Bico-de-papagaio, rabo-de-arara e papagaio, cardeal, flor-do-natal, estrela-do-natal, Poinsetia.
Família: Euphorbiaceae.
Características: arbusto muito ramificado e de copa globosa.
Porte: 2,50 a 4,00 m. Os híbridos crescem bem menos.
Fenologia: Final do outono até final da primavera, sendo que os híbridos florescem o ano todo.
Cor da flor: normalmente em tons de amarelo.
Cor da folhagem: verde-clara.
Origem: sul do México, Guatemala.
Clima: Subtropical/ tropical ( não tolera climas muito frios).
Luminosidade: sol pleno (tolera pouca sombra).
É uma planta originária do México, onde é espontânea. Isso significa que elas são plantas tropicais. O solo deve ser bem drenado. Quando o solo fica seco, este é um sinal de que a planta precisa de um cronograma de irrigação mais regular.
Flores e brácteas: Na verdade as flores das poinsetias são bem pequenas e quase não dá para perceber. As cores que chamam a atenção desta planta são na verdade das brácteas que são folhas modificadas (coloridas para chamar a atenção de seus polinizadores).
No jardim podem ser colocados em belos conjuntos, desde que observadas as questões de toxicidade, evitando animais e crianças.
Dicas de Cultivo: Os Bicos de Papagaio gostam de sol direto ou meia sombra, solos ricos em matéria orgânica, úmidos e levemente ácidos valendo lembrar que são pouco resistentes ao frio.
Joel Roberts Poinsett (1779 — 1851) foi um médico, botânico. Joel Robert Poinsett foi o primeiro embaixador dos EUA para o México em 1828. Em uma incursão, perto da cidade de Villahermosa, no sudeste de México e próximo da fronteira com Guatemala, em 1834, descobriu essa planta. Segundo seu guia, a seiva era usada para entorpecer os peixes do mangue e assim pegá-los com mais facilidade.
Podas e alturas: É um arbusto de porte grande podendo atingir até 4 metros de altura, quando plantadas no chão e caso seja podado drasticamente esse tamanho pode ser atingido em uma única temporada devido ao grande vigor da espécie.
Variedades Bico de papagaio dobrado: Existe uma variedade bem diferente das demais e recebe nomes populares distintos: Bico de Papagaio de Bola e Dobrado. Apresenta brácteas mais curtas, porém em maior quantidade, são retorcidas e dispostas circularmente dando a impressão de esferas vermelhas curiosamente uniformes proporcionando um visual muito decorativo.
Cuidado!!!Essa planta e suas congêneres Euphorbia tirucalli L., E. cotinifolia L. E. milii, E.gymnoclada e E. splendens, possuem látex caustico e irritante que provocam graves intoxicações no homem e nos animais domésticos. Mantenha no alto e preste atenção quando as folhas caem.
Fonte: Plantas toxicas pagina 78, ed. Plantarum
Por Marizethe Estrela. Terapeuta ambiental especialista em Paisagismo Sagrado, Feng shui, Terapia Floral e Jardinagem Orgânica.
Tags
Related articles
Você sabe qual é a origem do Dia das Mães?
O Dia das Mães é um feriado anual e amplamente celebrado em muitos países, mas poucos sabem quando ou por […]
Leia maisComo aplicar o mapa do Bagua na sua planta
Se você tem interesse em aprender como usar o Feng Shui para trazer mudanças estimulantes e positivas para sua vida […]
Leia maisMeditação Ho’oponopono
Comece agora mesmo a limpar e purificar mágoas e trabalhar o perdão de erros do passado, e com nossos antepassados. […]
Leia maisPor que a limpeza e a organização podem melhorar sua saúde física e mental?
Por que a limpeza e a organização podem melhorar sua saúde física e mental?
Leia maisO significado da família no Feng Shui
No Feng Shui, buscamos trabalhar a roda da vida e uma das áreas que trabalhamos muito e considero muito importante […]
Leia maisBenefícios do Feng Shui
Como consultora profissional, muitas vezes me perguntam o que o Feng Shui pode fazer por mim. Minha resposta é: depende. […]
Leia mais