Como cuidar de uma panela Wok

Certamente você já viu em filmes, ou em programas de culinária aquelas panelas fundas e arredondadas onde os cozinheiros habilmente preparam comidas em que parecem deliciosas em fogões com chamas altíssimas. Para quem gosta de pôr a mão na massa ou que gosta de apenas degustar uma boa comida estamos falando das panelas Wok, um verdadeiro sonho de consumo e um curinga na cozinha.

A Wok vai muito além da comida chinesa e tailandesa. A Wok é das panelas mais versáteis que você pode ter na cozinha. É possível usá-las para selar carnes e refogar os mais variados alimentos em fogo alto ou brando. Seu formato arredondado e fundo facilita na hora de saltear os alimentos e é até flambá-los com algum cuidado além é claro para frituras de imersão, sendo ótimo para a preparação de bolinhos. Se substituir o óleo por água ainda dá para preparar caldos ou escaldar alimentos mais delicadas como frango e pescados. Ou se preferir pode preparar um delicioso guisado.
 
Tipos e materiais
As Woks podem ter duas alças ou apenas um cabo, a segunda é uma opção mais fácil para marinheiros de primeira viagem. Quanto ao formato, pode ter fundo plano ou arredondado. Se você pretende selar proteínas em pedaços grandes, como filés e bistecas, dê preferência à de fundo plano. Se a intenção é a de fritar ou refogar legumes e proteínas em pedaços menores, use a de fundo arredondado, pois é mais fácil mexer com uma espátula ou saltear.

Podem ser encontradas em diversos materiais diferentes como ferro, aço-inox, alumínio, teflon e aço-carbono. No caso do último é necessário realizar um processo de cura da panela para seu melhor aproveitamento.
Prefira sempre as wok de ferro, quanto mais simples melhor. Para saltear os legumes mais rápidos e deixá-los secos as mais rasas são as ideais. Se desejar um prato mais úmido com legumes que precisem de certo cozimento utilizar as mais fundas.

Como temperar ou preparar a Wok
– Para queimar e temperar a Wok – primeiro usar óleo vegetal (indicado – coco e amendoim). Deve-se queimá-la algumas vezes até perder a cor de nova. Entre as seções, lavá-la suavemente com água e esponja macia.
– Temperar a panela – com pátina preta (é a vida da Wok). Fritar algumas aparas de gorduras de carne de porco, aparas de gengibre, sweet soy sauce e aparas dos vegetais. Repetir o processo por vários dias e intercalando as sessões, limpando-a com água e esponja macia.
– Quando a Wok está sendo utilizado e atingir a temperatura adequada abre os poros, passando os sabores contidos na panela aos ingredientes que se estão sendo preparados. Dizem que cada preparo na Wok recebe as lembranças de todos os pratos já preparados.

Os 10 mandamentos da Wok
– É importante sempre jogar óleo frio numa Wok fumegante, nunca óleo frio na Wok fria. Quanto mais quente a panela menos os ingredientes irão grudar.
– Jamais usar detergente ou qualquer tipo de sabão. Jamais usar palha de aço, pois pode danificar a pátina da Wok.
– Após a lavagem, passar uma camada de óleo vegetal para conservar a Wok até a próxima sessão.
– Usar sempre fogo de alta pressão, caso contrário os alimentos cozinham.
– Labaredas de 1 metro irão sair da Wok. Não se assuste!

Aproveite!

Roselane Menezes – Personal Organizer formada pela OZ! Sistemas de Organização, filiada a ANPOP (Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade), consultora doméstica, palestrante, mãe, dona de casa, estudiosa e pesquisadora sobre harmonização de ambientes, organização e limpeza. Oferece serviços de Consultoria em organização para residências e espaços comerciais. Consultoria e gerenciamento de mudanças e treinamento de empregadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco

Preencha com seus dados e nossa equipe entrará em contato.




Copy link
Powered by Social Snap