Como manter sua panela de ferro sem ferrugem

Preparar um arroz carreteiro, uma carne de porco, uma farofa, uma galinha caipira ou mesmo um peixe em uma panela de ferro dá um sabor todo especial ao prato. Além disso, essa panela dura a vida toda e normalmente é passada de geração para geração e traz um gostinho da roça carregado de lembranças.

Ao contrário dos que muitos pensam a manutenção de uma panela de ferro fundido é simples. Hoje selecionei várias dicas para te ajudar nesta tarefa.

O primeiro uso
– Se você acabou de adquirir uma panela saiba que a grande maioria das panelas de ferro fundido, principalmente as da marca “Panela Mineira” já são curadas na fábrica. Para usá-la basta você lavar com água e sabão neutro.
– Após a lavagem seque com um pano macio e leve ao fogo por alguns instantes até que a umidade evapore por completo. Está pronta para usar.
– Nunca guarde a panela de ferro úmida ou molhada para não enferrujar. Levá-la ao fogo garante a secagem por completo.

Se você já tem uma panela que foi herdada de sua família que está tomada pela ferrugem não se preocupe. É muito fácil recuperá-la. 
– Encontre uma bacia ou um recipiente grande o bastante para abrigar a panela inteira e prepare uma solução de vinagre branco e água.
– Coloque a panela na solução e cuide para afundá-la completamente. Deixe descansando no líquido por aproximadamente três horas. O vinagre vai dissolver toda a ferrugem. Mas atenção não esqueça a sua panela na solução para ela não estragar.
– Remova a panela da solução após o período e lave em água corrente com uma escova macia até remover qualquer indício de ferrugem. Certifique-se de que não há mais nenhum indícios de ferrugem antes de seguir para o próximo passo.
– Após lavá-la seque com um pano macio e leve ao fogo por alguns minutos para secar completamente. Deixe esfriar complemente.
– Em seguida passe uma camada de gordura ou azeite em toda a panela, inclusive no lado de fora. Utilize papel toalha para realizar essa tarefa.
– Para curar, leve a panela ao fogo por alguns minutos ou até o óleo seja queimado. Deixe esfriar
– Repita o processo mais duas vezes para garantir uma boa camada antiaderente. Está pronta para usar.

Como lavar
– Não deixe a panela de ferro com comida dentro. Logo após preparar os alimentos espere esfriar e lave com sabão neutro, preferencialmente em barra, para evitar que os poros da superfície de ferro retenham resíduos de detergente. Se utilizar detergente neutro, nunca coloque o produto dentro da panela, coloque-o na esponja e somente depois de espalhar bem passe na panela.
– Sempre após a lavagem leve ao fogo por alguns minutos para secar.
– Evite usar esponjas abrasivas que retiram a camada protetora. Ao longo do tempo a camada protetora aplicada na fábrica será substituída por uma camada formada naturalmente na superfície de ferro, principalmente, após o uso para fritura.

Como curar
Curar uma panela ou utensílio de ferro fundido é muito simples, rápido e barato. Sempre que perceber pontos de ferrugem renove a camada protetora realizando as etapas listada abaixo e preservará seus itens por toda a vida.
– Lave o utensílio ou a panela de ferro fundido com água morna e sabão neutro.
– Seque completamente ao fogo e espere esfriar.
– Com papel toalha aplique uma fina camada de óleo vegetal em todas as superfícies da panela.
– Leve a panela ao fogo ou ao forno até o óleo sumir por completo. Deixe esfriar. Se levar ao forno coloque um tabuleiro ou papel alumínio embaixo da grade para proteger o fogão caso escorra óleo.
– Quando estiver completamente frio lave a panela ou o item apenas com esponja e água quente.
– Pronto. Se for uma panela recomenda-se que o primeiro uso após o procedimento seja uma fritura.

Não guarde alimentos dentro da panela de ferro.
O ferro em contato por várias horas com a água dos alimentos iniciará o processo de oxidação, o que poderá resultar em alterações na aparência de alguns alimentos, como por exemplo, escurecimento. Isto não significa perda de qualidade, mas pelo contrário, demonstra as propriedades do ferro.

Roselane Menezes – Personal Organizer formada pela OZ! Sistemas de Organização, filiada a ANPOP (Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade), consultora doméstica, palestrante, mãe, dona de casa, estudiosa e pesquisadora sobre harmonização de ambientes, organização e limpeza. Oferece serviços de Consultoria em organização para residências e espaços comerciais. Consultoria e gerenciamento de mudanças e treinamento de empregadas.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco

Preencha com seus dados e nossa equipe entrará em contato.




Copy link
Powered by Social Snap