Cuide bem de seus calçados de couro

Com a chegada do inverno é comum usarmos botas e calçados de couro por mais tempo. Para manter sapatos por bem cuidados é importante tomar alguns cuidados.

– O ideal é não utilizar o mesmo calçado por mais de dois dias seguidos. Após o uso, deixe-o secar à sombra por um dia em lugar fresco e ventilado. Isso evita que o excesso de suor reduza a durabilidade do couro e a vida útil.
– Evite usar sapatos de couro sob a chuva, excesso de água prejudica o couro e a modelagem do sapato.
– Não use produtos químicos abrasivos para realizar a limpeza. Estes produtos podem provocar manchas no couro e possíveis danos ao solado.
– Para realizar a limpeza do couro use uma escova macia umedecida ou um pano limpo levemente umedecido com sabão neutro. Depois deixe secar à sombra por dois dias.
– Após a limpeza, engraxe-os aplicando pasta creme ou renovador adequado de boa qualidade, compatível com o tipo de couro. Isso auxilia na proteção contra umidade e sol, aumentando a durabilidade.
– Não utilize graxas líquidas ou tintas, pois estas ressecam o couro.
– Em caso de uso contínuo, procure engraxar pelo menos duas vezes por mês.
– Jamais  force a secagem de um calçado utilizando métodos como: deixá-lo ao sol, colocá-lo no forno ou deixá-lo atrás de geladeiras. Se fizer isso o calçado sofrerá danos no couro e na sua estrutura.
– Para a limpeza de calçados em nobuck e camurça, use itens e produtos apropriados tais como escovas de bronze ou borracha, produtos de limpeza específicos que reavivam este tipo de couro. Estes artigos são tingidos de maneira especial quando fabricados e é normal a descoloração na limpeza ou no uso inadequado de produtos.
– Estrias, sinais de veia, manchas naturais e arranhões no couro refletem e atestam a originalidade e legitimidade do couro.
– Couros autênticos, com acabamentos lisos e brilhantes podem apresentar pequenas rachaduras em locais sujeitos a dobras constantes resultantes do uso diário.
– Se seus pés suam muito ao utilizar calçados fechados é importante utilizar um talco para os pés de boa qualidade. Isso evita a formação e proliferação de fungos e ajuda a reduzir os odores desagradáveis.
– Para não amassar ou deformar a sola o segredo é guardar em caixas específicas para calçados, hoje existem vários modelos no mercado com ventilação. As botas nunca devem ser dobradas. A melhor maneira de guardá-las é em pé com suporte flexível dentro que ajudará a manter o cano levantado ou dentro de caixas, mas atenção lembre-se que se optar por caixas elas terão que ter área de respiro, senão os calçados vão mofar.

Roselane Menezes – Personal Organizer formada pela OZ! Sistemas de Organização. Jornalista, mãe, dona de casa, estudiosa e pesquisadora na área de organização, harmonização de ambientes. Presta serviços de Consultoria em Organização de Residências, Gerenciamento de Mudanças..

Gostou das dicas? Compartilhe conosco, as suas dicas de limpeza e conservação, sua sugestão pode publicada aqui no blog. Deixe o seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco

Preencha com seus dados e nossa equipe entrará em contato.




Copy link
Powered by Social Snap