Dia de Reis e sua Simbologia

Significado presente dos três reis magos

Representam o reconhecimento e identidade de Jesus como Deus e Rei dos reis e sua Missão Divina na terra.

Esta data sinaliza o momento de desfazer a árvore de Natal, retirar os enfeites, guardar os objetos natalinos e o presépio.

Dia de agradecer à Deus todas as bênçãos recebidas

Na Bíblia, a referência sobre os três reis magos está no evangelho de São Mateus 2:1-11:

mirra: presente dos três reis magos

“…abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe como presentes: ouro, incenso e mirra” (Mt 2, 11).

Na tradição católica, eles foram guiados por uma estrela guia até a chegada em Belém. Os nomes dos reis? Belchior, Gaspar e Baltazar. Isso aconteceu, segundo relatos bíblicos, por volta do século VIII.

Porque Jesus recebeu ouro, incenso e mirra?

Estes 3 presentes significam o reconhecimento de sua realeza, divindade e plena humanidade.

Baltazar viajou levando mirra – uma espécie de planta de onde pode ser retirada uma resina aromática para o preparo de incensos e remédios. Como possui um aroma agradável, mas sabor amargo, representa as características humanas e seus sofrimentos.

Gaspar saiu da Ásia levando o incenso. Usado para aromatizar e purificar os ambientes, simbolizando a fé, a espiritualidade e as orações que enviamos a Deus.

Belchior, chamado também de Melchior levou ouro. A sua oferenda, o ouro foi oferecida para representar a nobreza (Jesus como Rei dos reis).

O significado mais profundo dos 3 presentes

O ouro se referindo à Sua realeza, o incenso, à Sua divindade e a mirra, à Sua humanidade. Os presentes representam que Ele é rei, com o ouro; que é Deus, com o incenso; e que é mortal, com a mirra.

Mirra, incenso e ouro

Representam o reconhecimento e identidade de Jesus como Deus e Rei dos reis e sua Missão Divina na terra. São o testemunho da DIVINDADE que eles consideravam haver em Jesus.

Ao adorarem o Senhor Jesus e trazendo a Ele presentes, os magos estavam cumprindo as Escrituras (cf. Salmo 72:10; Isaías 60:6).

Ouro

O ouro, representa a sabedoria, que Salomão atesta quando diz: “Desejável tesouro se encontra na boca do sábio (Pr 21,20)”.

Os reis, os príncipes e os governadores sempre estavam cercados de muito ouro (Gênesis 41:42; 2 Samuel 12:30; 1 Reis 10:14-22; Jó 3:15; Eclesiastes 2:8; Daniel 5:7,29).

Taça em ouro

O ouro é o presente oferecido aos reis (Reis 9:14, 28), pois simboliza a monarquia e a realeza — um presente para o “Rei dos reis” ( Timóteo 6:15). W. Hendriksen nos fala:  o ouro foi dado Àquele que de fato era rei, não qualquer rei, mas o Reis dos reis e Senhor dos senhores. O incenso foi dado Àquele que realmente era Deus, Aquele em quem habita a plenitude da divindade. E a mirra foi dada Àquele que de fato era também plenamente homem e destinado à morte (N.T.C. Matthew, 1981).

Incenso

[As orações são elevadas à Deus através do incenso – “Seja elevada diante de tua presença a minha oração como incenso” (Sl 140,2). O incenso que sobe perante ao Senhor (Apocalipse 5:8). O incenso provém de uma resina vegetal doce e era usado em ofertas de alimentos (Levítico 2:1-16) e em óleo para ungir sacerdotes.

Mirra

A mirra era um dos ingredientes do óleo da unção, um óleo muito valioso usado para embalsamar mortos. Mas, na maioria das vezes ela é citada na Bíblia como algo medicinal (Ester 2:12; Marcos 15:23; João 19:34,40). Ofereçamos mirra, para transformar os hábitos ruins que não nos servem mais. Ofereçamos a Deus a mirra para nos manter íntegros com nossos corpos e mentes saudáveis.  No Novo Testamento, a mirra costuma estar associada ao ato de embalsamar e ao sepultamento, devido a suas propriedades de conservação (João 19:39–40).

Mirra

No Novo Testamento não existe a palavra “reis” para se referir a essas pessoas que visitaram Jesus, Maria e José. Mas, existia uma tradição medieval de usar a expressão “reis” quando falavam de magos. Pode ter surgido desse uso os 3 reis magos.

Cultura em cada país sobre o dia de Reis

França

La galette des rois

Na tradição francesa, existe o “galette des rois” ou Bolo do Rei. Dentro do bolo existe uma coroa escondida e o felizardo que ganhar a coroa em seu pedaço de doce é o “rei da noite”. Alguns escondem um feijão “vegetal” ou feijão de barro. Sendo o rei da noite, no próximo ano tem que ofertar o bolo para outras pessoas. Nesta festa existe fartura nas mesas e muita alegria.

Portugual

A Folia de Reis faz parte da tradição portuguesa e começa dia 24 e termina dia 6. Um bolo de reis é oferecido, mas sem a coroa. É um bolo doce com frutas cristalizadas, e o que deve ser achado é uma fava.

Espanha

Roscón de Reyes

Na Espanha, em  catalão chama-se“ la Cavalcada de Reis Mags d’Orient”. A tradição da rosca chama Roscón de Reyes. Roscón de Reyes é um bolo em forma de anel decorado com frutas cristalizadas que representa as joias das roupas dos três reis magos. O bolo pode ser recheado com três coisas, nata (chantilly), trufa (creme de trufas) ou cabelo de anjo que é semelhante à geléia de abóbora. Além deste recheio, há também duas outras coisas que podem ser encontradas no bolo: um feijão ou fava e uma coroa. Quem encontra a fava fica responsável para a festa do próximo ano e tem que pagar o Roscón, mas quem encontrar a coroa será chamado de Rei ou Rainha e terá boa sorte no resto do ano.

Irlanda

O Dia de Reis na Irlanda é uma homenagem às mulheres que trabalharam duro nas ceias de Natal e Ano Novo. Neste dia , grupos de mulheres junta-se para compartilharem uma refeição.

O feijão é inicialmente um dos símbolos do solstício de inverno ligado às comemorações de Saturno. Com efeito, este vegetal cresce na primavera e tem a particularidade de conter um embrião, que representa o símbolo de fertilidade. Com o tempo, o vegetal é substituído no bolo por uma moeda de prata e depois por uma moeda de ouro (em famílias ricas).

Independe de sua tradição faça deste dia um dia especial. Depois recolher os seus enfeites, limpá-los e guardá-los deixando-os pronto para o próximo Natal aproveite e defume a sua casa com Mirra e Incensos para elevar os seus pedidos a Deus.

incenso

Na tradição xamânica os pedidos são elevados aos céus pela fumaça dos incensos e das sálvias. No Feng Shui, a fumaça do incenso representa o elemento ar que são os pensamentos, nossa criatividade e nossos projetos futuros.

Artigo escrito por: Marizethe Estrela, Terapeuta ambiental especialista em Paisagismo Sagrado, Feng shui, Radiestesia/Radionica, Terapia Floral e Jardinagem Orgânica.

Referências:

– https://www.cuisineaz.com/articles/connaissez-vous-les-origines-de-la-galette-des-rois-1854.aspx

– https://barcelona-home.com/blog/three-kings-parade/

– Receita galette-des-rois-recette: https://www.cordonbleu.edu/news/galette-des-rois-recette-2020/fr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco

Preencha com seus dados e nossa equipe entrará em contato.




Copy link
Powered by Social Snap