O significado da família no Feng Shui

No Feng Shui, buscamos trabalhar a roda da vida e uma das áreas que trabalhamos muito e considero muito importante é a área da família.

Nesta área do Bagua temos o trigrama CHEN – que significa “o movimento, o incitar”. Para o I Ching, temos o símbolo do trovão que faz o movimento da chegada da primavera. Porque traz todas as energias dos brotos em ação. As sementes começam a germinar. Também tem relação com a ação para a tomada de decisão, veemência,  determinação e a força de vontade de iniciar. Aqui é o local ideal para trabalhar quando queremos fazer lançamentos de novos produtos, iniciar novos projetos.

O CHEN é formado por duas linhas YIN partidas sobre uma linha YANG inteira.

trigrama chen

Está relacionado ao filho mais velho e representa a abertura de novos inícios, de novos projetos. Elemento desta área é a madeira e pode ser simbolizado por uma grande árvore frondosa com raízes fincadas na terra e que carrega em si a força do aprendizado. A cor é o verde e todos os tons do verde, a direção é Leste.

A área da família localiza-se na extremidade esquerda do Bagua e está relacionado aos parentes, nossos antepassados e as pessoas próximas. Não significa apenas o grupo familiar biológico, mas também amigos íntimos que conquistamos (que consideramos como família). Pessoas e companheiros de jornada, no nosso caminho de vida, por afeto ou afinidade, independentemente dos laços consanguíneos.

Essa área está ligada à nossa base, à relação com a nossa cidade, com nosso país, com o conceito de liberdade e responsabilidade. Para harmonizar relacionamentos com os pais você pode trabalhar essa área com móveis mais pesados e objetos de estimação e herdados de família.

Como reforçar essa área

O setor da Família deve ficar distante de objetos de Metal, já que o Metal destrói a madeira. Se esse elemento prevalecer no setor os valores familiares das pessoas que residem na casa podem ser prejudicados.

árvore como representação da família no Feng Shui

Busque utilizar objetos que simbolizam o espaço da Família:  plantas e flores; fontes de água; cristais verdes; fotos em momentos felizes com a família; quadros com imagens de florestas, flores e jardins; objetos que representam a família; símbolos de proteção; símbolos de união; objetos em movimento e com madeira; incensos; luzes.

A forma deste setor é o cilindro como os troncos das arvores. A estação é a primavera.

Animais

abelhas como representação da família

Você também pode utilizar animais que vivem em comunidade e em família:

– Gansos (cooperação, união, respeito, amor, gratidão, etc),

– Elefantes (matriarca comanda, família unida em torno da criação dos filhos, etc),

– Formigas (união, cooperação, etc),

– Abelhas (cooperação, união e respeito à hierarquia).

Tradição oriental

Na tradição oriental existe um respeito muito grande com as pessoas mais velhas e os antepassados. Existe na China um cuidado especial para escolher o local de sepultamento porque pode afetar as gerações seguintes. Os índios pensam nessas questões quando precisam tomar uma decisão porque sabem que pode afetar até sete gerações futuras.  Portanto é vital para o futuro dos filhos o respeito ao passado.

Trabalhar os desentendimentos é uma oportunidade para viver um futuro em harmonia. Os florais muito usados neste setor são aqueles que trabalham os sentimentos de raiva, vingança e ódio. Trazendo o PERDÃO.

“Agradecer significa:
Tomar o que me é dado,
Segurá-lo com respeito nas mãos,

Acolhe-lo dentro de mim,
Em meu coração,
Até que percebo internamente:

Agora é uma parte de mim.
Agradecer é também:

Aplicar o que me foi dado
E se tornou uma parte de mim
Numa ação que permita a outros

Alcançar também
O que me enriqueceu
Só então o que me foi dado
Alcançar sua plenitude.”

Bert Hellinger

“Agradecer me torna grande e forte, pois quando agradeço tomo algo dos que vieram antes de mim como um presente. Isso me enriquece, porque o recebo com o coração aberto. 

Ao mesmo tempo, o que recebo agradecido não pode ser perdido por mim. O agradecimento me permite conservá-lo e aumentá-lo. Ele atua como o sol e a chuva morna atuam sobre uma planta jovem. Ela floresce.


O agradecimento une e faz com que nossos relacionamentos floresçam pois, de bom grado, se dá a quem agradece. Por seu lado, quem recebe agradecido torna-se interiormente aberto e não pode deixar de dar e passar adiante o que recebeu com gratidão. Assim, o agradecimento nos torna felizes e enriquece a ambos.


Quem agradece, honra o que lhe foi dado e, simultaneamente, honra aqueles que lhe presentearam. Assim, o agradecimento e o reconhecimento engrandecem a todos: a mim, a dádiva e ao doador.” Texto de Bert Hellinger

Afirmações

Uma das maneiras de mudar o padrão do vibracional e utilizar afirmações com o coração amoroso e verdadeiro.

Sou abençoada (o) por ter a família que tenho e que recebi

Sou abençoada (o) por ter uma família harmoniosa e feliz

Sou abençoada (o) por tudo o que recebi de meus pais e meus antepassados

Questões a resolver quando trabalhamos este setor

– Questões a resolver quando trabalhamos este setor:

– Quando temos problemas com os pais, nossos avós, irmãos e outros familiares ou na nossa comunidade profissional ou social. Porque tem relação com o chacra social.

– Quando temos problemas nos pés, na vesícula e no fígado.

Florais indicados para trabalhar as dores famíliares

Dentro da terapia floral, podemos utilizar alguns florais para tratar de alguns sintomas relacionado a essa área, principalmente quando precisamos trabalhar o perdão e os sentimentos de culpa.

Floral Forgiving, Pacífico

Forgiving, Pacífico (Fórmula pronta para uso): este é um floral que nos ajuda a desconectar de tudo o que é “velho e doloroso” porque nos libera de qualquer sentimento de culpa ou vergonha. “Per-doar” é o maior e mais definitivo presente que podemos dar a nós mesmos; restaura nossa capacidade de aumentar nosso poder pessoal e de nos auto direcionarmos na vida.

Benefícios para o corpo: limpa toda a memória celular de danos resultantes da ação de outrem;

Benefícios emocionais: dissipa a amargura, o ressentimento, o medo, a hostilidade;

Benefícios para a mente: apaga o ressentimento;

Benefícios espirituais: libera nossa alma para dançar a dança que viemos executar

Meridiano: Vaso Governador e Vaso da Concepção

Composição

Composição

O floral Forgiving é um misto de vários florais e atuam em várias frentes.

– Grass Window: concede-nos a graça do “deixar ir” e soltar o passado

– Salal: concede-nos a graça de reconhecer que “colhemos aquilo que plantamos” e, portanto, se ficamos guardando mágoas em relação aos outros, estamos dirigindo a mesma energia para nós mesmos, atrelando-nos à dor cada vez mais.

– Twin Flower: concede-nos a dádiva da compaixão pelos outros e por nós mesmos.

– Whale: interliga e faz circular as linhas de energia primária de Corpo/Mente (Meridianos Vaso Governador e Vaso da Concepção), revitalizando e renovando a força vital, permitindo-nos funcionar como a “melhor versão” de nós mesmos.

Como usar

As fórmulas podem ser tomadas oralmente, 11 gotas pela manhã, 11 gotas à noite. Você pode tomar as gotas diretamente do frasco ou pingar em um copo de água e ir tomando pequenos goles ao longo do dia. Outra maneira de usar é pingar 11 gotas na água do banho e ficar imerso por alguns minutos. Você também pode pingar algumas gotas nos pontos de acupuntura e nos chakras no corpo físico para obter o mesmo efeito.

Mountain Devil, Australia – Lambertia formosa

Mountain Devil ajuda a processar, transmutar e liberar o amor, o perdão e a compaixão que são os atributos naturais de todo coração.

Essa essência pode cuidar das tristezas profundas, que tem origens nas raivas que foram contidas ao longo do tempo. Para aqueles tipos de pessoas que tendem a ser desconfiadas e rancorosas; para aqueles que estão sempre “de pé atrás” com os outros, sempre com “duas pedras na mão”. Observando a assinatura dessa planta: vemos que ela nasce em regiões bastante áridas, onde o tempo é seco e o sol abrasador. Cada uma de suas folhas são pontudas e tem um espinho na extremidade.

Lambertia formosa

O fruto, de cor marrom escuro, é muito duro e resistente, e fica pendurado na planta durante muito tempo, se abrindo somente quando ocorre um incêndio. É preciso um processo mais “forte”, para que esse fruto possa se quebrar, mas quando isso acontece, de dentro dele saem duas sementes aladas brancas, como dois anjinhos. Perceba que o fruto precisa do fogo (transformar) para romper e soltar as duas sementes leves e aladas contidas nele.

Como floral, ela nos ajuda a trabalhar sentimentos de raiva, rivalidade, essas “pontas” que temos em relação a certas pessoas, com ciúme, inveja e ódio. Uma essência assim poderosa, ajuda a liberar raivas intensamente entranhadas, que muitas vezes a pessoa está segurando sem querer soltar.

Pine, Bach

Pine ajuda a restaurar a autoestima e a reconhecer o valor pessoal. Pessoas que precisam de Pine sofrem com sentimentos de culpa, vergonha ou auto reprovação e vão com frequência tomar a responsabilidade para si mesmo ou se desculpar por coisas que não têm nada a ver com elas.

Holly, Bach

O floral Holly é um floral indicado para sentimentos muito negativos e agressivos em relação aos outros, tal como o ódio, a desconfiança e a inveja. Normalmente usado nos finas de ano. Por conta das festas e reuniões. Também em casos que tenha processos judiciais.

Floral Holly

Outros florais que podem aparecer no trabalho de terapia floral: formula da Família, FSG; Joshua Tree, Ca; Boab, Austrália e Dagger Hakea, Australia; Nigrum, Minas; Amaranthus, Minas; Sturt Desert Pea, Australia, Pinheiro Libertação, FSG

Paisagismo Sagrado

As plantas  mais indicadas para trabalhar a área da família no Baguá conforme o Paisagismo Sagrado são:

– Folhagens e flores verdes,  plantas com troncos fortes e resistentes, um arbusto com flores (azaléas) para representar a mãe e uma árvores forte e resistente  ( Ficus ou pinheiros (Kaizukas ou Pinheiro Negro ) para representar o pai, arbustos  de variadas alturas para representar os filhos e parentes.

– O pinheiro é o símbolo da constância, longevidade e da felicidade conjugal.

– Orquídeas adoram viver em família (pais, filhos, netos, bisnetos, etc), hortênsias (vivem em grupos). Uma planta que lembre seus ancestrais em vários tamanhos da mesma espécie e família.

– Outras possibilidades são: Bambus em variados tamanhos, Plantas com simbologia na cultura familiar.

Texto de Roselane Menezes e Marizethe Estrela.

Roselane Menezes é Designer de Interiores, especialista em Feng Shui e Organização. Sócia-proprietária da @fengshuiedecor.

Marizethe Estrela, Terapeuta Floral especialista em Paisagismo Sagrado.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco

Preencha com seus dados e nossa equipe entrará em contato.




Copy link
Powered by Social Snap