Por onde começar ao organizar sua casa

por onde começar a organização

Organizar a sua casa não precisa ser uma tarefa sofrida. Seguindo alguns passos e com persistência logo alcançará um grande resultado. Se você está pronto para iniciar uma jornada de organização, aqui estão algumas dicas para começar.

A forma como você organiza sua casa costuma ser pessoal, mas é importante saber que existem algumas regras que podem otimizar os seus espaços. Comece pelas áreas de armazenamento. Libere espaço retirando as coisas que não precisa mais antes de cuidar dos demais espaços.

Espaços de Armazenamento

A primeira etapa do processo é garantir que seus espaços de armazenamento estejam limpos e sem bagunça. Antes de retirar todos os mantimentos, você precisa criar espaço para guarda-los na geladeira ou na despensa.

Comece com uma área que você pode concluir facilmente, como uma gaveta de cabeceira ou escritório. Em seguida, vá para o armário do corredor ou da cozinha. Trabalhe os grandes espaços, dividindo em pequenas partes, para que a tarefa de organização não pareça tão assustadora. Se necessário, invista em um organizador de armário ou caixas de armazenamento, para que tudo tenha um local de fácil acesso. Mas só adquira se tiver certeza de que não tem nada na sua casa que possa utilizar para este objetivo.

Espaços Compartilhados

Espaços compartilhados como cozinha, sala de estar e banheiro devem ser organizados em seguida porque são as áreas de maior tráfego da casa. Um dos benefícios de organizar essas áreas é que pode convidar os seus filhos e seu companheiro para ajudar nesta tarefa. É divertido, coloque uma música e curta esse tempo juntos. Faça com que seja leve e divertido, é muito bom poder rir das coisas sem sentido que guardamos.

espaços compartilhados

Para facilitar a desintoxicação reserve sacos ou cestos para acomodar todos os itens que irão descartar. Deixe que sua família ajude a decidir onde irão guardar os itens que querem manter e para quem ou para onde irão os itens que serão doados, assim, todos saberão onde cada coisa está. Se você tem filhos, deixe-os ajudá-lo a escolher um local para guardar seus brinquedos na sala de estar. Isso faz com que tenham um senso de propriedade sobre o processo e podem ficar mais colaborativos na organização da casa.

Para facilitar a seleção e descarte destas áreas reserve sacos ou cestos para acomodar todos os itens. Deixe sua família ajudar na decisão de onde serão guardados os itens compartilhados que irão ficar e o que será doado, assim, todos vão saber onde cada coisa está . Se você tem filhos, deixe ajudarem a escolher um local para guardar seus brinquedos na sala de estar. Isso pode fazer com que tenham um senso de propriedade sobre o espaço e consequentemente ficarão mais propensos a ajudar na organização da casa.

Espaços Pessoais

Espaços pessoais – incluindo quartos, armários e escritórios domésticos – podem exigir algum esforço extra, porque envolvem a avaliação de muitos itens. Ao organizar seu armário, você deve tomar decisões sobre tudo o que deseja manter, doar ou jogar fora alguns itens de seu armário. Em um escritório, você pode ter uma grande quantidade de papelada para examinar, arquivar ou destruir.

Nestes espaços você é o único que pode tomar decisões sobre como organizar os seus itens pessoais. Escolha um sistema que funcione para o seu estilo de vida. Você pode preferir organizar seu armário por categoria e ir setorizando aos poucos ou pode preferir separar por cor. Avalie e escolha o que mais adequado para você.

Espaços pequenos

Deixe os espaços pequenos e remotos para a última etapa da jornada. Isso inclui a lavanderia, roupeiro e quarto de hóspedes. A menos que esses espaços sejam extremamente desorganizados, você provavelmente pode conviver com um pouco de desordem enquanto coloca as áreas principais de sua casa em ordem. Mas, se conseguir organizar também estes espaços tenho certeza de que resultará em um estilo de vida mais eficiente para você.

Se você tem convidados de última hora, ficará feliz por já ter um quarto arrumado. E ter um roupeiro organizado será mais fácil localizar toalhas e produtos de higiene pessoais extras, bem como saber o que está acabando e precisando de reposição. Além disso, uma lavanderia organizada pode tornar a lavagem da roupa uma tarefa mais agradável quando tudo o que você precisa está ao seu alcance.

Roselane Menezes, terapeuta de ambientes, Designer de Interiores, especialista em Feng Shui, Organização e Design Biofílico. Estudiosa de Geobiologia e Radiestesia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco

Preencha com seus dados e nossa equipe entrará em contato.




Copy link
Powered by Social Snap